Preparação Humana

A formação da pessoa, ao longo de sua existência, passa por muitas facetas, recebendo influências por diversas formas presentes no ambiente, contendo elementos indutores do desenvolvimento do intelecto ou do caráter.

 

A educação formal e a informal acompanham o indivíduo em sua caminhada e são determinantes na sua maneira de ser, resultando em uma personalidade totalmente típica, com todos os defeitos e qualidades aí determinados.

Desta maneira, ficamos na dependência dos comportamentos das muitas pessoas de nosso meio, que podem nos ser favoráveis ou não, dependendo de como será o modo de agir de cada um.

A fim de garantir uma participação em uma sociedade saudável que seja favorável aos nossos interesses, deveríamos contar com uma pedagogia de formação humana, ensinando como ser gente, para que ações úteis das pessoas pudessem sempre estar presentes em todos  os setores e atividades.

Poderíamos possuir um currículo comum que contemplasse todas as pessoas no quesito educação do ser humano, havendo, ainda, um mecanismo de acompanhamento que garantisse a participação de todos e que promovesse um aproveitamento total dos participantes do programa.

Seria um processo de características bastante técnicas e de reconhecida importância em que todos os integrantes na função de diretor, técnico, formador, formando, estivessem bem comprometidos com o seu funcionamento e motivados a cumprir todos os passos necessários, como uma questão fundamental para a sociedade.

Com este meio, poderíamos evitar uma série de consequências desagradáveis tais como delitos, consumo de drogas, corrupção, vandalismo, agressividade, vadiagem, grosserias, abusos, poluição, entre tantas outras do mesmo gênero.  

Assim, esperamos que, mediante  participações positivas dos indivíduos nos momentos em que comparecem, tenhamos condições apropriadas para a nossa convivência, propiciando-nos os recursos indicados para uma vida saudável e bem desenvolvida.