Bolha dos Valores Aparentes

No percurso neste estágio de sua vida o ser humano deveria orientar-se pelos valores inerentes à sua natureza, no sentido de atingir etapas de evolução que se dirigem para um ponto de total desenvolvimento de todos os seus sentidos.

 

Valores essenciais tais como a justiça, o conhecimento, a ética, a religião, a construção de elementos fundamentais, a solidariedade, a paz, a segurança, o desenvolvimento, a saúde, a amizade precisam ser preservados como os alicerces da vida humana.

Ficamos sujeitos aos desvios naturais por força de muitas contingências do processo social que nos levam a assumir certos costumes que são rotulados de importantes por questões de interesses variados, desprezando-se as substancialidades.

Alguns ideais que são apresentados servem muito mais a certos grupos ou instituições, todavia, são apregoados como de muito bom tom para as pessoas no sentido de cooptá-las para causas que nem sempre lhes servem muito bem,

As próprias populações devido a um caso de massificação do pensamento tendem a criar os seus mitos que ficam valendo como se fossem valores superiores, quando nem sempre assim o são ao serem verificados com cuidado.

Muitos hábitos e costumes revestem-se de qualidades e atributos que são tidos como valores sociais, mas que são pobres de conteúdo, como em alguns eventos apresentados, seja em competições, shows, desfiles, exibições, concursos, diversões, cultos etc…

O capitalismo na sua busca desenfreada pelos lucros impõe certos valores, conforme a suam visão, levando muitas pessoas a serem consumidoras de produtos e serviços que pouco acrescentam em seu desenvolvimento humano.

Os sistemas políticos hegemônicos, a fim de assim se manterem, vão apascentando o povo com o velho esquema do pão e do circo, como a oferecerem a saciedade de suas necessidades básicas para a conquista de sua adesão.

O grande problema desta bolha de valores aparentes é que a humanidade a ela submetida, não tem oportunidade de experimentar uma evolução interessante que lhe possibilite alcançar um patamar de realização mediante seu desenvolvimento.

Outro problema é uma produção de atividades sem lastro cuja preocupação é apenas gerar satisfação, lucro, deslumbramento, onde são muitos os custos, porém, não se observa a concretização de um bem com valor econômico agregado.

Esta ânsia pela diversão e satisfação dos sentidos como se isto fosse o primordial para o indivíduo, leva a uma distorção significativa da essência real dos elementos substanciais da formação do humano, levando a conseqüências desagradáveis.

Urge que os valores fundamentais sejam resgatados em sua totalidade para que a humanidade possa sentir os efeitos das boas atitudes, mediante os comportamentos adequados do ponto de vista individual e coletivo.