Vivência Atual

Observa-se ao longo dos tempos que a complexidade da vida na sociedade humana foi aumentando, devido a diversos fatores que influenciaram as condições gerais, fazendo com que as atenções de todos fossem redobradas.

 

A simplicidade como as coisas se desenvolviam nas comunidades mais primitivas foi dando lugar a um tipo de vida com muitas alternativas que são capazes, devido ao processo de globalização, de afetar quase todo mundo.

Praticamente, ninguém é capaz de ficar alheio ao que está acontecendo, pois o processo das comunicações de massa instantâneas coloca as pessoas a par de tudo, quase sempre gerando um quadro de resposta ao fato percebido.

Às vezes, o indivíduo entra em conflito consigo mesmo ao precisar fazer as escolhas daquilo que deverá lhe ser mais conveniente, tal tem sido o apelo e a unilateralidade de muitas informações a que está submetido.

Disseminaram-se várias ideologias que têm seus seguidores, propagadores, defensores, que correm pelos vários cantos da sociedade e podem exercer um poder de persuasão ou representar uma ameaça aos princípios e segurança do cidadão.

O encontro de culturas diferentes representa um convívio que tem necessidade de se deparar com situações impensadas e específicas, exigindo o exercício da compreensão e da tolerância, a fim de se obter um bom relacionamento.

O enfrentamento de diversos problemas na área social requer um cuidado especial em tratar com as questões humanas sofríveis, sendo necessário definir o que é justo e mais indicado para as situações apresentadas.

Pelo vetor econômico é recomendável que se defina aquilo que significa um resultado interessante e sólido, evitando-se as ações que podem redundar em riscos desnecessários, levando a perdas e conseqüências de penúria para a sociedade.

No campo educacional é preciso efetuar uma revisão profunda nos seus diversos sistemas, com enfoque na boa formação profissional e, sobretudo, humana, a fim de que sejam formados verdadeiros e úteis cidadãos, procurando alcançar a todos.

As relações humanas necessitam de urgentes melhorias no sentido de se obter entendimentos para questões delicadas, colaboração entre as comunidades, solidariedade em momentos especiais, paz para o bem comum, enfim, a humanização.

Políticas e suas práticas para a preservação integral do meio ambiente já passaram de sua hora crítica, sendo necessárias providências urgentes para que o planeta retome a sua originalidade e volte a propiciar as benesses que lhe são peculiares.

O uso da força, do terrorismo, da intimidação, da coação, da subversão, da corrupção, da sedução, da represália, da chantagem, e muitos outros recursos deste tipo para conseguir objetivos particulares devem ser questionados com o rigor necessário.

Pela capacidade de acordo os indivíduos devem chegar a um denominador comum, mas sem deixar de lado que o importante é que ambas as partes em negociação possam, em sã consciência, sentir que o resultado alcançado foi o mais justo e correto para todos.

Os danos sociais causados pelos contraventores, nos seus mais diversos ramos, poderiam deixar de existir caso houvesse um esforço para integrá-los na sociedade organizada, mediante seu esclarecimento e conscientização das condições naturais e normais da vida.

O ser humano não deve se deixar perder pelas situações de complexidade com se depara nas mais diversas situações, devendo sempre fazer uma reflexão, no sentido analítico, a fim de encontrar os melhores caminhos para uma perfeição cada vez maior.