Ser Humano Total

O processo de ser homem encontra-se evidentemente concluído por tudo o que verificamos no desenvolvimento da espécie humana até o seu estágio atual, onde podemos constatar obviamente todo o seu desenvolvimento fisiológico.

 

Entretanto, o mesmo não podemos dizer do processo de ser humano, quer seja do homem em si ou da própria humanidade, quando podemos constatar diversos fatores inconvenientes no que concerne às manifestações dos indivíduos.

A característica humana deve tornar o indivíduo um ser que se reconhece apto para desenvolver a sua própria vida com dignidade suficiente, bem como participar da vida em sociedade de forma a contribuir com boas ações para o seu total desenvolvimento.

Portanto, deverá haver um processo de desenvolvimento humano do próprio homem mediante o seu progresso cultural e humanitário, bem como ocorrer o mesmo na sociedade que deverá ser um campo fértil, seguro e amigável para todas as pessoas.

Este fenômeno é de capital importância para a estética das relações sociais e o equilíbrio entre os diversos agentes que interagem no cenário humano, propiciando as condições necessárias à boa e interessante relacão entre todos.

Com certeza, precisamos obter e garantir esta situação de sustentabilidade das relações humanas e integridade do indivíduo a fim de que possamos atingir um sentimento de satisfação pela causa da vida a que somos convocados.

Para o bem da humanidade devemos ter instrumentos de acompanhamento do nível de humanidade em que indivíduos e sociedade se encontram, a fim de que seja possível adotar medidas que possam ter uma eficácia humanitária.

Precisamos de um instrumento de controle do comportamento social que verifique como as ações que se desenvolvem, fazendo uma avaliação de seus resultados em relação às conseqüências advindas para a sociedade.

Mediante os dados obtidos, faz-se uma análise a fim de verificar as causas daquilo que pode estar sendo prejudicial e indicam-se os caminhos que devem ser seguidos para que as coisas sejam colocadas em seus devidos lugares.

Requer para um bom resultado que haja um órgão específico que possa exercer as funções acima mencionadas, fazendo um acompanhamento global do quadro humano e realizando um balanço das situações verificadas tendo em vista o almejado.

Após a conclusão destes levantamentos e estudos as recomendações elaboradas deverão ser encaminhadas para os setores envolvidos com as situações a serem tratadas, conforme cada instância em nível global, regional ou local.

Será, então, mediante intervenções adequadas em cada circunstância que a condição ideal poderá ser estabelecida, seja visando melhorias nos setores da educação, segurança, saneamento, política, relações humanas, saúde, ecologia, entre outros importantes.

Para o seu bom funcionamento este sistema deverá ter o consenso geral e as orientações emanadas precisarão ser encaradas como necessárias para o desenvolvimento adequado de uma comunidade, nação e da humanidade no sentido do bem estar geral.