Mens Sana in Corpore Sano

O equilíbrio é um fator determinante para o bom funcionamento dos diversos sistemas que envolvem as questões que dizem respeito à saúde, considerando-se que o corpo humano é um complexo de órgãos funcionando em conjunto.

No plano existencial acontece algo semelhante no relacionamento entre a mente e o corpo em que, considerando-se a sua natureza intrínseca, verifica-se a necessidade de um sincronismo entre ambos para que as reações sejam favoráveis.

Os transtornos mentais repercutem negativamente no corpo dando origem a reações doentias em resposta ao problema psíquico que aflige alguém e que vem a abater o seu ânimo, sua auto-estima, sua confiança, suas imunidades.

Da mesma forma, as doenças do corpo interferem na boa organização das idéias, provocando desequilíbrios de ordem emocional que desfavorecem o curso normal do pensar e agir das pessoas.

Requer-se que seja feita uma boa higiene mental, com atitudes e reações apropriadas para cada caso, a fim de que haja uma boa resolução das questões que possam influenciar no estado geral do nosso modo de ser.

Em relação ao corpo, também, é necessário que ele esteja em seu mais perfeito cuidado a fim de se evitarem as causas de tudo aquilo que possa provocar estados doentios e deixar o organismo debilitado.

Existem terapias que favorecem a manutenção da saúde e, ainda, ajudam na recuperação dos estados doentios, cabendo ao individuo discernir, entre as disponíveis, aquelas com que melhor se sentirá e delas fazer um bom uso.

Os cuidados com o corpo requerem as melhores práticas de exercícios, a adequada alimentação, a observância dos preceitos higiênicos, o devido descanso, as posturas naturais e tudo o que favoreça o funcionamento fisiológico.

As atitudes mentais positivas como bons pensamentos, estudos para melhoria pessoal, as boas leituras, as músicas que tocam o espírito de maneira agradável e reconfortante, as conversas inteligentes, todos funcionam como remédios eficazes para a alma.

Podemos encontrar um reforço para os nossos argumentos no comentário de Voltaire acerca do tratamento dos males que diz o seguinte: “a arte da medicina consiste em distrair o paciente enquanto a natureza cuida da doença”.

Também, como dizia Platão: “o remédio da alma são certos encantamentos que consistem nos belos discursos que fazem nascer na alma a sabedoria, que junto com a conversa, leva a saúde à cabeça e ao próprio corpo”.

A máxima, MENS SANA IN CORPORE SANO, vem de antiga filosofia que, então, já se preocupava em desenvolver a mente e, ao mesmo tempo, cultivar um corpo sadio a fim de colocar o homem em suas melhores condições existenciais.

Artigos relacionados a "Mens Sana in Corpore Sano"



© Copyright 2014 - Lucidus

Livre Desenvolvimento
Portugus flagEnglish flag